terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Escolas Jônicas

A escola Jônica originou-se na cidade de Mileto, na costa da Ásia Menor, que, por ser um centro mercantil, estava em contato constante com as antigas civilizações orientais. Pertencem à cultura cosmopolita desta cidade três filósofos: Anaximandro, Anaxímenes e Tales.


Anaximandro:

Anaximandro(611-545), criou outra concepção de Cosmos, onde o mundo teria se originado de uma matéria de extensão infinita cilíndrica achatada, de topo plano, em equilíbrio no centro do universo (sem ponto de apoio, portanto). Diversos ``céus'' de forma esférica circundariam a Terra, envolvendo a atmosfera ``como a casca a uma árvore'' e possuindo uma natureza incandescente como a do fogo. 

Anaxímenes:

Anaxímenes (Meados sec. VII a C.), também da escola Jônica, as estrelas estariam pregadas numa esfera (ou semi-esfera?) de cristal. O firmamento giraria em torno da Terra. O elemento primário seria o ar, de onde tudo se originaria por condensações ou rarefações, como vemos nos fragmentos:
``o contraído e condensado da matéria ele diz que é frio, e o ralo e o frouxo é quente''; ``como nossa alma, que é ar, soberanamente nos mantém unidos, assim também todo o Cosmo, sopro e ar mantém''
Os astros teriam a forma de discos planos, sustentados pelo atrito com o ar.

Tales:

TALES: fenício de origem, é considerado o fundador da escola jônica. É o mais antigo filósofo grego. Tales não deixou nada escrito, mas sabemos que ele ensinava ser a água a substância única de todas as coisas. A terra era concebida como um disco boiando sobre a água, no oceano. Cultivou também as matemáticas e a astronomia, predizendo, pela primeira vez, entre os gregos, os eclipses do sol e da lua. 

Pitágoras:

Pitágoras nasceu no ano de 582 a.C., na ilha de Samos, filho de Mnesarcos, que contratou grandes homens da época, como, Ferecides e Hermodamas para ensiná-lo; com 18 anos participou de jogos olímpicos como pugilista e ganhou todas as competições que disputou. Com mais ou menos 19 anos, iniciou uma viajem em direção ao oriente; dirigiu-se primeiro a babilônia onde esteve em contato com os sábios da terra, homens que pertenciam a uma raça já antiga em cultura; depois, dirigiu-se a índia  onde encontrou Ciência e também a Filosofia budista, que o influenciou pelo resto da sua vida.

Teorema de Pitágoras:
Método das cordas de Nós:

Com o decorrer dos anos o homem sentiu a necessidade de medir suas terras, para isso , usavam o triângulo retângulo, que construíam utilizando o método da corda de nós, onde eles fincavam estacas tomavam uma corda de tamanho apropriado e nela davam nós para marcar 12 intervalos iguais. A corda era então fixada no chão com 3 estacas. A segunda estaca era fixada no 4º nó e a terceira no 8º nó. No encontro do 1º com o 3º nó ficava a primeira estaca. Com a corda bem esticada, o ângulo com vértice na segunda estaca era reto, porém os homens daquela época nunca se perguntaram porque tais triângulos continham ângulos retos. A resposta a essa pergunta, foi dada pelos pitagóricos, com a demonstração do teorema de Pitágoras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário